23.6.12

Caesb adquire embarcação de R$ 3 milhões para limpeza do Lago Paranoá

O Lago Paranoá ganhou um gari aquático. O governo do Distrito Federal entregou, na última quinta-feira (21/6), o Papaguapé, uma embarcação da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) que removerá do lago plantas aquáticas popularmente conhecidas como aguapés. Além de dificultar a navegação e a prática de esportes, os aguapés trazem grande quantidade de sujeira.

O GDF investiu R$ 3 milhões, financiados integralmente pelo Banco Mundial, na compra da embarcação e dos equipamentos de corte, coleta e armazenamento. O conjunto permite a retirada de até 100 toneladas por dia das plantas flutuantes.

O equipamento, fabricado pela empresa americana Aquarius Systems, vencedora de licitação internacional, tem 13,8 metros de comprimento, 5,68m de largura, 3,8m de altura e pesa 8 toneladas. Depois de coletado e triturado o material segue para o aterro sanitário. Está em andamento na Caesb um projeto que estuda a compostagem do lixo, processo de controle da decomposição de materiais orgânicos.

De acordo com o GDF, a meta é limpar o lago em um ano. A expectativa é que a lâmina d’água do Lago Paranoá esteja recuperada completamente neste período.

Dados da Caesb apontam que o local de maior proliferação da planta é no braço assoreado Riacho Fundo, localizado nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. Por isso, os seis primeiros meses do trabalho serão focados nas áreas onde há crescimento descontrolado dos aguapés.




Fonte: R7 Distrito Federal

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...