23.6.12

Ibram multa HRAN por derramamento de óleo no Lago Paranoá

O Ibram (Instituto Brasília Ambiental) já notificou, advertiu e multou o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) pelo derramamento de óleo no Lago Paranoá, constatado no último domingo.

Após fiscalização realizada na segunda-feira (18/6) por analistas ambientais do instituto, em conjunto com técnicos da Caesb e da Novacap, foi feita uma varredura na galeria de águas pluviais a partir do ponto de lançamento onde ocorreu a contaminação, concluindo que a origem do óleo derramado foi de uma caldeira utilizada pelo HRAN, e de responsabilidade operacional de uma empresa terceirizada.

De acordo com o Ibram, o manejo incorreto do óleo tipo BPF e os vazamentos existentes no sistema e uma falha na bóia de controle do reservatório fizeram o líquido escoar pelo sistema pluvial e ser levado até o lago pela chuva ocorrida no sábado (16/6).

A polícia investiga agora se o acidente foi causado por uma falha humana ou operacional.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que já está ciente da penalidade aplicada pelo Ibram, em razão do vazamento de óleo na caldeira do HRAN e esclareceu que acionou a empresa responsável pela manutenção do equipamento, que já começou a trabalhar para sanar as irregularidades constatadas.

A assessoria de comunicação do Ibram não soube informar ao R7 o valor da multa que o hospital terá de pagar.


Fonte: R7 Distrito Federal

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...