24.6.12

Governador apresenta projetos ambientais do DF na Rio+20


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, na terça-feira (19/6), no Rio de Janeiro, da Conferência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ele levou para a conferência os projetos em desenvolvimento no Distrito Federal para preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável de nossas cidades. Exemplos são o Brasília, Cidade Parque de recuperação das unidades locais de preservação; o Plante Uma Árvore, pelo qual os internautas podem escolher o local onde mudas nativas do cerrado serão plantadas, e o próprio Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que concorre ao selo máximo de sustentabilidade, o Leed Platinum.

"Brasília já é referência em preservação do meio ambiente. Temos um dos melhores índices de desenvolvimento humano. Com o projeto Brasília, Cidade Parque, de preservação e criação de 72 parques até 2014, retomamos o conceito de Lucio Costa, de uma cidade com muita qualidade de vida. Isso com recursos de compensação ambiental e florestal, parcerias com área privada", destacou o governador.

Agnelo Queiroz explicou que em apenas um ano, por meio do Brasília, Cidade Parque, o Governo do Distrito Federal aumentou em 500% os investimentos na recuperação e na criação de parques em relação aos últimos 10 anos. Grande parte dos recursos é de compensação ambiental e florestal, pagos pelos empreendimentos do DF que causaram algum impacto negativo ao meio ambiente. A cada árvore retirada, outras 30 têm que ser plantadas em seu lugar. O GDF já conseguiu captar R$ 300 milhões em compensações florestais. Desse valor, 10% já estão em execução.

Outro projeto do DF, o Plante uma Árvore, será lançado hoje na Rio+20. "A pessoa faz o plantio (virtual) aqui e a arvore é plantada no Distrito Federal. O projeto está tendo uma grande aceitação porque as pessoas visitarão Brasília para a Copa do Mundo e terão a oportunidade de ver em realidade a árvore que elas plantaram virtualmente", adiantou o governador.

Fonte: Brasília Em Tempo Real

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...