1.6.10

Ibram: o órgão que não decolou


Criado há três anos, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) não conta com sequer um fiscal em seu quadro efetivo até hoje. Dois emprestados da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seduma) são responsáveis por atender a todas as denúncias referentes à poluição sonora, que correspondem a 80% das reclamações.
Sem entrar no mérito do problema, o presidente do Ibram, Gustavo Souto Maior, admite a inexistência de uma equipe de fiscalização e que, por isso, pensa em solicitar reforço da Agência de Fiscalização (Agefis). "O problema não é do Ibram. O problema é do GDF que não autorizou a realização de concurso público para a contratação de fiscais", denuncia ele.
No ano passado, porém, o Ibram assinou um Termo de Acordo de Conduta (TAC) com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do DF se comprometendo a contratar funcionários para seu quadro efetivo.
Segundo a promotora Kátia Lemos, ele não foi cumprido. O Ibram realizou concurso para a contratação de cem funcionários para o seu quadro efetivo, mas só contratou 89 e conta com 135 cargos comissionados, o que vai contra a Constituição Federal, já que determinados serviços só podem ser realizados por servidores contratados por meio de concurso público.
"O Ibram está errado. Ele quis transformar sua situação temporária em efetiva e o MP não pode deixar", diz ela. Segundo a promotora, será aberto um processo de verificação para apurar a verdadeira situação do instituto, antes de qualquer medida mais dura.
"Vamos descobrir onde está o erro para depois ir atrás dos responsáveis", ressalta a promotora. O Ibram, por sua vez, além de culpar o GDF pela não contratação de servidores concursados, diz que não tem, sequer, estrutura física para receber o pessoal, caso o tivesse. Mesmo assim, a promotora Kátia Lemos é contra qualquer cessão de pessoal de outros órgãos para fazer o serviço de fiscalização do Ibram. "Eles têm a obrigação de constituir o órgão", rebate a promotora.
O Ibram é responsável pelo licenciamento e fiscalização ambiental, pela administração de parques, entre outras funções. E ainda pelo monitoramento da poluição sonora. Mas para fiscalizar este ponto, o Ibram conta com apenas um único aparelho medidor para todo o Distrito Federal, como barulho, reclamações, brigas pelo desrespeito à Lei do Silêncio. Cerca de 80% das reclamações ao Ibram são contra igrejas, lojas de conveniência e bares.

Veja também uma entrevista com o presidente do Ibram no Bom Dia DF clique aqui
 Fonte: Jornal de Brasília / Globo

Um comentário:

Daiane Santana disse...

Olá! Gostaria que você entrasse em contato comigo, enviando um e-mail para daiane@vivoverde.com.br

Este na verdade é um convite, para você participar de uma Blogagem coletiva Ambiental, que será realizado pela Docol, no qual o tema será o seguinte: "Uma escolha sustentável". Cada blog participante terá que comentar quais escolhas faz no dia-a-dia em prol do meio ambiente. Quem participar terá que colocar o selinho da campanha - que envio em breve, caso queira participar.

Você deverá enviar, Nome, Nome do blog, @ do twitter e endereço do blog!

Desde já agradeço. Caso tenha alguma dúvida, estarei aqui para maiores informações, se puder me indicar mais blogs para esta blogagem. ficarei contente. Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...