2.6.10

Lançamento do livro: "De Plano Piloto a Metrópole: a mancha urbana de Brasília"

O livro De Plano Piloto a Metrópole: a mancha urbana de Brasília tem origem em tese de doutorado de Jusselma Duarte de Brito, orientada por Sylvia Ficher e defendida em abril de 2009 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). É um dos títulos da Coleção Brasília Histórica 50 anos, organizada em 430 páginas pela FAU/UnB para comemorar o cinquentenário da nova Capital Federal, e está sendo publicado com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sindsucon-DF). O lançamento ocorreu no dia 5 de maio de 2010, na sede do Sinduscon, em Brasília/DF.
Trata-se de investigação acerca de fatores que concorreram para que Brasília, do ponto de vista global da aglomeração, alcançasse a configuração atual. Apóia-se em base documental referente à infraestrutura urbana implantada no território e, por meio de uma análise cronológica dessas obras de engenharia e do estudo de suas localizações de fato, esboça um panorama desse processo desde o ano de 1955, quando se intensificaram as intervenções no local destinado à nova sede da Capital, até os dias atuais.
Conjunturas políticas da fundação de Brasília e um cenário de expansão acelerada fizeram com que experiências deste processo de urbanização fossem ignoradas, e que idéias pouco fundamentadas sobre seu curso ganhassem voz, sem uma necessária revisão. Com a proposta de contribuir para a historiografia crítica da cidade, o livro investiga questões relativas ao crescimento da aglomeração, bem como os fatores que concorreram para que a cidade alcançasse a configuração atual, que revela um processo dinâmico de construção de sua estrutura formal e uma possível interpretação de seus condicionantes. 
No total, 2,5 mil livros foram distribuídos nas principais bibliotecas públicas do Distrito Federal e em faculdades e universidades brasilienses e de todo o país.
Informações clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...