1.4.09

Seminário: Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal e Entorno

Não são poucos os problemas decorrentes da expansão desordenada das cidades do Entorno do DF, em todos os aspectos, quer social, econômico e ambiental. O Seminário Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal e Entorno discutirá essas questões entre os dias 2 e 3 de abril de 2009, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, a partir das 9h. A primeira palestra sobre o tema será ministrada pelo presidente da Codeplan, Rogério Rosso.
Como ponto de partida para a mobilização dos atores políticos regionais e locais, e para a construção de uma agenda estratégica visando o desenvolvimento sustentável da região, o Ministério da Integração Nacional, o IPEA, o Governo do Distrito Federal, por intermédio da Codeplan, o Sebrae e o Ibrase uniram esforços na realização de Seminário para buscar a integração entre as ações da União, estados e municípios na região.
O evento propõe discutir algumas questões dos dez municípios goianos e dos 58 municípios não metropolitanos, concentrando o foco na área metropolitana. “O diminuto PIB da periferia metropolitana de Brasília, assim como, a reduzida geração de emprego (e a alta taxa de desemprego) decorrem do baixo nível de atividade econômica. Discutir o planejamento das ações futuras para o DF e sua região de influência, requer também discutir o baixo grau de industrialização da região e a falta de instituições financeiras federais de fomento”, explica Rosso.
O encontro tem por objetivo dar início a um processo que visa resgatar, ampliar e fortalecer o debate sobre a necessidade de ações específicas para a região de influência do Distrito Federal, que, numa visão estratégica, assegure o desenvolvimento sustentável dessa área, mediante a integração das agendas dos entes federados envolvidos. Como desdobramento do seminário, espera-se a instalação de um Fórum permanente de discussões no qual serão aprofundadas questões como: 1) modelo de gestão para a região; 2) formalização de protocolos de intenções, ou acordos de cooperação; 3) implementação de ações integradas, entre outras.
Fonte: Agência Brasília / Jornal de Brasília

Informações e inscrição clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...