1.4.09

Conheça a história do Sítio Pinheiros - DF

O Sítio Pinheiros, desde 2006, é um sítio pedagógico com foco em educação ambiental e um espaço para ser locado por grupos e empresas. Situado a 45 km da rodoferroviária do plano piloto de Brasília e localizado na região administrativa de Brazlândia, Distrito Federal, o Sítio Pinheiros possui uma estrutura aconchegante que foi construída com a preocupação de utilizar materiais menos agressivos à natureza, tais como: tijolo de solo cimento, eucalipto tratado, tinta à base de terra; além de criar filtros naturais para reaproveitamento da água das pias e chuveiros e tratamento do esgoto no próprio local.

Como sítio pedagógico, oferece mais que uma visita ao meio rural. Lá, crianças e adolescentes têm condições de observar, vivenciar e perceber os fenômenos da terra, hoje tão distantes da realidade da cidade. Aulas em campo, mão na terra, conscientização, ótimas sensações e conteúdo.

O Sítio Pinheiros tem diversos laboratórios em campo (laboratório das chuvas, das águas, agroflorestal, de energias alternativas, de reprodução de aves, culinária), e todos os anos são inseridas novas atividades pedagógicas para todas as idades.

Também são oferecidos cursos relacionados à preservação da terra. Já fazem parte do calendário, o curso de ECODESIGN (transformação de lixo em produtos comerciáveis e com design), Comunicação Ambiental (que prepara jornalistas e publicitários a comunicar sobre meio ambiente), Culinária Ancestral (que apresenta receitas e estudos com matérias-primas genuinamente brasileiras, tais como a mandioca e a banana), sem falar nos cursos em parceria com o SENAR e a EMATER, que são oferecidos gratuitamente á comunidade para estimular a geração de negócios sustentáveis.

A cozinha do Sítio também é pedagógica. Foi projetada pela bioarquiteta Gabriela Mendes, em parceria com o professor William Mendonça (Químico) e com o auxílio do consultor em segurança alimentar do Sebrae, Sr. Alberoni. A cozinha alia a bioarquitetura com as normas técnicas exigidas pela vigilância sanitária. Cerca de 60% de suas paredes foram feitas de garrafas Pet, além da iluminação interna também utilizar esse material. Há também a preocupação em resgatar receitas que privilegiam os frutos cultivados no local, permitindo que crianças e adultos se deliciem com pratos praticamente orgânicos e muito saudáveis.

Além disso, há também uma vasta opção de lazer: piscinas, casa na árvore, parquinho (com igrejinha, hospitalzinho, escolinha, casinhas), cama elástica, tirolesa, sinuca, lago, vacas, galinhas, patos, horta orgânica, campo de futebol e vôlei, frutas da estação no pé e acomodações do tipo chalés aconchegantes, com banheiro.

Histórico
Por 30 anos, o Sítio Pinheiros foi chamado de Chácara Atalaia e, neste período, teve em seu histórico muita degradação ambiental. Em 2003, com o falecimento de um de seus fundadores, a família Pinheiro optou por transformar o local em um ambiente de vida, diversidade e conscientização ambiental. Em 2006, foi transformado em sítio pedagógico, com foco em educação ambiental.

A partir daí procurou-se as técnicas da bioarquitetura, da agrofloresta, dos permacultores, dos agricultores orgânicos e dos amantes da natureza. Aprendeu-se muito e até hoje os proprietários correm atrás de tecnologias sustentáveis que podem ajudá-los a serem mais amorosos com a terra e consequentemente proporcionar mais qualidade de vida para o sítio.

Todos os anos é reflorestada uma área do Sítio. Com a ajuda dos amigos e parceiros são feitos mutirões de plantio que deixam o Sítio mais vivo e com uma atmosfera extremamente acolhedora. O Sítio é a prova viva de que é possível recuperar e que a Terra é muito generosa com quem a trata bem.

Pretende-se aumentar ainda mais a diversidade de espécies. Assim, o Sítio Pinheiros está aberto à empresas que desejam compensar o carbono que produzem ou contribuirem para o desenvolvimento sustentável do local.

Contato: Simone Pinheiro - tel. (61) 8115-0302
Conheça o Sítio Pinheiros clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...