29.4.09

Rejeitos de obras serão reutilizados no Varjão

Cascalho ecológico vai servir de base para a construção de meios-fio, calçadas e asfalto

Restos de materiais de construção civil do Varjão, da Península Norte e do Plano Piloto, que tinham como destino o lixão da Estrutural, serão transferidos, até o final do semestre, para um novo galpão de reciclagem do Varjão. Trata-se de um projeto modelo que será implantado em todo o Distrito Federal.
Em parceria com a Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) Ecoatitude Ações Ambientais, a Administração Regional do Varjão tem como objetivo transformar o entulho das regiões próximas em uma espécie de cascalho ecológico, que será usado em pavimentações, calçadas, asfalto, na produção de meio-fio e de blocos para construção civil que serão reutilizados dentro do Varjão.
Uma cooperativa de 13 mulheres será responsável pela triagem do entulho que será moído e, assim, dará origem ao cascalho ecológico. Rejeitos como plásticos e metais serão transferidos para a Central de Reciclagem do Varjão (CRV).
Segundo Patrícia Mazoni, coordenadora da Ecoatitude Ações Ambientais, a geração de renda para a nova cooperativa baseia-se na venda do subproduto para as construtoras do DF. “As empresas interessadas doarão os resíduos e, ao comprar o produto testado e validado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também adotarão o marketing ecologicamente correto”, explica.
Testes de resistência e aplicação do material já foram realizados em obras públicas como estímulo ao subproduto, como em um trecho de base para asfalto na Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG), por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...