29.4.09

CRH/DF tem 24 novos conselheiros

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Cassio Taniguchi empossou, nesta terça-feira (28/4), os 24 conselheiros do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal — CRH/DF. Taniguchi é o conselheiro-presidente do grupo.

Compõem o conselho representantes dos governos local e federal, organizações não-governamentais e sociedade civil. O CRH/DF é responsável pela articulação do planejamento dos recursos hídricos em todas as esferas e por promover uma gestão mais adequada, além de acelerar processos e dar soluções mais dinâmicas aos procedimentos da área.

Na ocasião houve a entrega do calendário anual de reuniões e a apresentação do Plano de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). O documento visa a fundamentar e orientar toda a política de recursos hídricos do DF e será revisado e aprovado juntamente com o conselho.

Entre as metas do novo conselho estão: a melhoria da qualidade dos recursos hídricos, o controle, a fiscalização e o melhor aproveitamento das águas das três principais bacias hidrográficas dos rios Tocantins, São Francisco e Paraná. Outra proposta é dar prioridade para a educação ambiental, com o compromisso de tornar o uso da água mais sustentável.

Os representantes do Governo do DF são: os secretários do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Agricultura, Obras, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saúde, Governo, Defesa da Ordem Pública e Controle Interno, Ciência e Tecnologia; os presidentes do IBRAM, da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Superintendência do Distrito Federal do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O Conselho também conta com a participação de integrantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), da Federação das Indústrias, da Associação dos Usuários de Recursos Hídricos de Moradores do DF, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, da Universidade de Brasília, da Universidade Católica de Brasília, da Fundação Sustentabilidade e Desenvolvimento e do Movimento Pró-Bacia do Rio Descoberto.

Fonte: Seduma / Ibram

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...