A iniciativa tem o objetivo de buscar mais informações sobre a quantidade e qualidade das águas do DF
Levantamento da qualidade e quantidade de água do DF realizado pela Adasa em 2012 mostra a divisão das microbacias
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) começa a vistoriar nesta segunda-feira (25/2) os 40 pontos de controle de rios em cada microbacia do DF. O objetivo da ação é buscar mais informações sobre a quantidade e qualidade das águas.
De acordo com a Adasa, três equipes da Superintendência de Recursos Hídricos da agência vão elaborar diagnósticos sobre o comportamento dos corpos hídricos durante o período chuvoso.
A Adasa informou que os fiscais irão à campo durante todos os dias da semana até concluírem o diagnóstico de cada local "considerado estratégico". Esses 40 pontos foram definidos como prioritários pelo Plano de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos (PGIRH).
A previsão é que o trabalho termine em junho. No segundo semestre, a Adasa vai realizar um novo diagnóstico para verificar o comportamento dos rios durante a seca, época em que os parâmetros mudam com relação ao período chuvoso. A Adasa pretende promover anualmente esses diagnósticos.
Qualidade
Os dados apresentados pelo sistema de monitoramento da Adasa de 2012 apontam que a qualidade das águas dos rios do DF está entre "média e boa". As bacias que apresentam pior qualidade da água são as do Ribeirão Sobradinho, Rio Melchior, Ribeirão Ponte Alta e o Córrego da Papuda.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário