24.3.12

Infraero relata suas principais ações na área ambiental em 2011

A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, apresentou o Relatório da Administração, o qual destaca as principais ações desenvolvidas pela empresa, no exercício de 2011.

A Infraero possui atualmente 11 Programas na Área de Gestão Ambiental, além da implantação da coleta seletiva em sua sede, em Brasília.

Principais ações em 2011:
Recursos hídricos: realização de oficina e seminário sobre recursos hídricos e sustentabilidade no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP) e no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim (RJ); elaboração de termos de referência para drenagem de águas subterrâneas; implantação do Projeto Hidroaer e do desenvolvimento do sistema Gestão de Consumo de Água (GCA) no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP); revisão dos requisistos ambientais; e inserção do Plano de Controle Ambiental de Obra (PCAO) no Mages.
Conservação de solo e flora: duas importantes ações ocorreram no Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena (PR): a elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e um estudo para destinação do solo e material orgânico para nivelamento de terrenos. A Infraero concedeu, ainda, apoio técnico para fiscalização do Estudo de Impacto Ambiental do Aeroporto Internacional de Salvador - Dep. Luís Eduardo Magalhães e do Aeroporto de Ilhéus/Bahia - Jorge Amado (BA). E foram executados os inventários florestais no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP) e no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN), visando obter autorização dos órgãos ambientais para supressão de vegetação considerada obstáculo pelo controle de voo.
Monitoramento de ruído: encerramento do Termo de Contrato do Sistema de Monitoramento de Ruídos (SMR) e contratação de serviços de operação e manutenção desse sistema no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP) e no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek (DF); treinamento de engenheiros ambientais sobre monitoramento de ruídos aeronáuticos.
Gerenciamento de emissões atmosféricas: elaboração de projetos de emissões e inventário de dispersões no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP), no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP) e no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP). E revisão do gerenciamento das emissões no Aeroporto Internacional de Natal - Augusto Severo (RN).
Sustentabilidade: revisão dos projetos de Engenharia com o objetivo de inserir requisitos de conservação ambiental no Aeroporto Internacional de Brasília -Presidente Juscelino Kubitschek (DF), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP), no Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves (MG), no Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon (MT) e no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP); e inserção do Plano de Controle Ambiental de Obra no Mages.
Programa de Energia Elétrica: negociações para implantação de sistema de energia solar no Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (PE), no Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves (MG) e no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão -Antonio Carlos Jobim (RJ); implantação de Sistema de Gerenciamento de Energia e Controle de Demanda no Aeroporto Internacional de Belém -Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA); e gestão dos contratos de energia elétrica nos aeroportos da Rede Infraero, visando redução de consumo com ações já realizadas e a realizar, que apontam para uma economia anual estimada em R$ 2,5 milhões e R$ 2,3 milhões, respectivamente.

Outros Programas, não citados no relatório de 2011, podem ser acessados clicando aqui.
Fonte: Infraero

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...