29.12.10

Plano de Manejo - Parque Ecológico Ezechias Heringer

Está disponível em formato digital o Zoneamento Ambiental, os Programas de Manejo e a Ata da Oficina de Planejamento que integram o Plano de Manejo do Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará/DF. Este documento, desenvolvido por meio de parceria com o Programa Abrace um Parque do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), contempla os programas, projetos e ações prioritárias para a implantação e gestão dessa unidade de conservação. Sua realização foi resultado de exigência de compensação ambiental do IBRAM a construção de empreendimentos imobiliários no entorno.
Em 2009, foi realizado o diagnóstico ambiental do Parque, reunindo informações sobre os aspectos bióticos, físicos e socioeconômicos, além de reuniões técnicas participativas. Com essas informações foi desenvolvido o Zoneamento Ambiental, que organiza espacialmente o território em zonas com distintos graus de proteção e intervenção.
Também foram elencados três Programas de Manejo baseados nas necessidades encontradas. O de uso público é destinado a orientar os visitantes a usufruir da unidade de conservação, promovendo atividades de lazer, cultura e esporte em contato com a natureza, além de ações educativas que incentive o convívio do ser humano com o meio ambiente.
O programa de operacionalização garante a funcionalidade do Parque, fornecendo toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades, como a manutenção da biodiversidade encontrada no local. Já o programa de recuperação de áreas degradas tem como objetivo aplicar técnicas adequadas para a recuperação paisagística e ecológica de alguns trechos, priorizando as espécies nativas do Cerrado.
Acesse o Plano de Manejo do Parque do Guará clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...