29.7.10

Sistema Distrital de Unidades de Conservação - SDUC

Foi sancionada, na última sexta-feira (23/7), a Lei Complementar nº 827 / 2010, que trata dos novos critérios para a classificação das 67 unidades ambientais do Distrito Federal. Os parques do DF serão agrupados nas categorias urbanos e ecológicos. Esta lei institui o Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC).
 
O projeto define critérios para implantação e gestão das Unidades de Conservação. No documento, também fica aprovado as disposições preliminares; os objetivos do SDUC como, por exemplo, contribuir para a manutenção, preservação e restauração da diversidade biológica e de ecossistemas no território do DF; as categorias de unidades de conservação; os conceitos para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação; entre outras providências. 


Com a Lei Complementar nº 827, os parques estarão enquadrados em uma categoria similar ao do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O substituto aprovado foi encaminhado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Seduma) à CLDF no dia 24 de novembro do ano passado. 


Para elaboração do documento, os órgãos ambientais contaram com a participação da sociedade civil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos conselhos de Meio Ambiente, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros órgãos para a aprovação do texto final. 


Acesse a íntegra da Lei Complementar nº 827, de 22/07/2010 clique aqui

Fonte: Seduma / Ibram

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...