25.7.10

Rede Gasol: reciclagem de óleo automotivo

A Rede Gasol de postos de combustíveis do Distrito Federal,  preocupada em dar o destino certo ao óleo automotivo retirado dos carros, resolveu adotar uma iniciativa ecologicamente correta, que há 20 anos vem contribuindo com o meio ambiente. 
Durante a troca, todo o óleo velho coletado é depositado em um reservatório, onde fica armazenado até que a empresa que presta serviço venha coletá-lo e transportá-lo para local adequado, que não oferece danos ao meio ambiente. 
Todo o serviço de coletagem e re-refino é feito pela Lwart Lubrificantes, empresa autorizada pela ANP e devidamente especializada para esse fim. A Lwart é responsável pela coleta de aproximadamente 120 milhões de litros/ano de óleos lubrificantes usados, em milhares de postos de serviços, centros de troca de óleo, concessionárias, transportadoras, indústrias e outras fontes geradoras do país. O centro de coleta de óleo mais próximo de Brasília localiza-se em Goiânia/GO.
A destinação correta para o descarte de óleo usado está fundamentada na Resolução nº. 362, instituída pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente. Esta resolução considera que o rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado é instrumento prioritário para a gestão ambiental. Assim, todo o óleo lubrificante usado deve, obrigatoriamente, ser recolhido e ter destinação adequada, de forma a não afetar negativamente o ambiente, sendo proibidos quaisquer descartes em solos, águas superficiais, sistemas de esgoto ou lançamento de águas residuais.
Portarias da ANP – Agência Nacional de Petróleo ditam normas para o gerenciamento do recolhimento, coleta e destinação final dos óleos lubrificantes usados. Segundo estas portarias, os produtores e os importadores de óleos lubrificantes acabados são responsáveis pela coleta e destinação final do óleo lubrificante usado ou contaminado, proporcionalmente ao volume de óleo acabado que comercializam, podendo, para tanto, contratar empresas credenciadas e especializadas para a atividade de coleta.
A Lwart Lubrificantes recebeu o registro nº 1 de coletor autorizado por ter sido a primeira empresa a cumprir rigorosamente as exigências estabelecidas pelas portarias da ANP - Agência Nacional de Petróleo que regram o mecanismo de coleta de óleo no Brasil.
Fonte: Rede Gasol / Lwart Lubrificantes

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...