20.6.10

Parque Bosque dos Constituintes - Brasília/DF

Plantado pelos parlamentares integrantes da Assembléia Nacional Constituinte em 4 de outubro de 1988, na véspera da promulgação da “Constituição Cidadã”, o Bosque dos Constituintes foi planejado e materializado pela sociedade civil em homenagem aos parlamentares constituintes que, pela primeira vez na historia das Constituições brasileiras, incluíram um artigo que trata exclusivamente da proteção ao meio ambiente. Participaram da ação a Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais (SBEF), o extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e a Novacap.
 

A homenagem traduziu-se no simples, mas histórico, gesto de se plantar mudas de espécies arbóreas brasileiras em uma área de aproximadamente 70.000 m², situada pouco além da Praça dos Três Poderes. O Deputado Ulysses Guimarães, o “Senhor Constituinte”, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, descerrou a placa comemorativa que reproduziu o artigo 225 do texto constitucional:
 

“Todos tem direito a um meio ambiente  ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e  essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pública e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Parte integrante da escala bucólica prevista por Lúcio Costa para a Capital Federal, o espaço abriga cerca de 600 árvores – em sua maioria nativas do cerrado – e é morada de pelo menos 40 espécies de aves e de diversos outros animais. A área do bosque é de aproximadamente 70.000 m² e situa-se ao lado da Praça dos Três Poderes.
Transformado em parque em 24 de outubro de 2008 pelo Decreto Distrital nº 29.641, do Governo do Distrito Federal, o Bosque dos Constituintes foi adotado pela Câmara dos Deputados no dia 4 de novembro de 2008 dentro do programa “Abrace um Parque”, do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram).
Desde então, o Bosque dos Constituintes vem sendo tratado, pela Câmara dos Deputados, dentro de um intenso programa de revitalização, em busca do cumprimento das expectativas socais a ele vinculadas: revitalização ambiental, paisagismo e urbanização, educação ambiental, comunicação institucional e tombamento como jardim histórico.
O projeto desenvolvido pela Câmara prevê diversas melhorias, como a instalação de jardins temáticos, centro de visitantes, ciclovia, parque de esculturas e calçada projetada por Athos Bulcão – além da reconstituição, em seu entorno, da vegetação original de cerrado. A iniciativa busca, ainda, a  integração do espaço a  outros pontos de interesse próximos, como o Congresso Nacional, o Panteão da Pátria e a Praça dos Três poderes.
A meta é que até 2013, quando se comemorará os 25 anos de promulgação da Carta Magna, o local esteja plenamente revigorado, o que possibilitará o seu tombamento como Monumento Vivo e Histórico da Cidade, segundo os preceitos de proteção aos Jardins Históricos, previstos na Carta de Florença, de 1981.
Em breve, haverá um site próprio do Bosque dos Constituintes. Enquanto isso, você pode se comunicar com seus gestores por meio do email bosque@camara.gov.br ou pelo telefone (61) 3216.4355.
Fonte: Ecocâmara

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...