10.5.10

Resíduos Sólidos: Consórcio Público da RIDE-DF

A formação de Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás destinado a solucionar o grave problema de coleta e destinação do lixo urbano do Distrito Federal e da Região Integrada do DF e Entorno – RIDE, deverá ser formalizada em junho de 2010.

O consórcio, de caráter autárquico, integrante da administração descentralizada do Estado de Goiás, Distrito Federal e desses municípios, terá a atribuição de promover a gestão associada dos serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais em sua área de abrangência, com 3,6 milhões de habitantes.

Participarão do acordo o Estado de Goiás, o Distrito Federal e os Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício. 

Caberá ao consórcio executar tarefas de planejamento desses serviços públicos ou delegar sua prestação por meio de contrato de programa ou de concessão. Tal iniciativa deverá resultar em forte estímulo para a universalização do atendimento, beneficiando a população dessa região.

Sua prioridade imediata será a gestão de um sistema regional de transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos domiciliares e assemelhados. Nesses municípios ocorreu, nos últimos anos, ampliação dos problemas ambientais, especialmente os relacionados à coleta e destinação do lixo. E nem todos  possuem recursos técnicos e financeiros suficientes e áreas adequadas para a construção de aterros sanitários, conforme determina a legislação.

O projeto prevê a promoção e a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos na região, implementando a coleta seletiva, a reciclagem e a correta destinação final dos resíduos não reciclados, adotando tecnologias apropriadas e soluções de menor custo. E, principalmente, desenvolver mecanismos de participação e controle social nos serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos e de drenagem e de manejo das águas pluviais.

Desde 2009, o governo federal vem impulsionado a formação de consórcios intermunicipais para solucionar a questão dos lixões que ameaçam as cidades brasileiras. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) fornece as informações técnicas e financiamentos  para a implantação dos consórcios. A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) oferece aos municípios a implantação do Plano de Gestão Integrada de Manejo de Resíduos Sólidos, cujo objetivo é indicar as melhores soluções tecnológicas para o correto descarte do lixo.

A partir desta segunda-feira (10/5), seis equipes de servidores da ADASA farão visita técnicas às 20 prefeituras interessadas a participar do Consórcio Público para coleta de dados sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos que vêm sendo praticados pelas Prefeituras.

Fonte: ADASA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...