9.1.10

Shopping CasaPark adere à sustentabilidade

Em Brasília, o apelo pela preservação do meio ambiente e a sustentabilidade têm sido encarados como prioridades pelos principais shoppings da cidade. O CasaPark, por exemplo, construiu uma estrutura com uma lona francesa tensionada em sua praça central, para captação de água da chuva e também para filtrar a luz. “A água do telhado será encaminhada para reservatórios, a fim de ser utilizada na limpeza do empreendimento, na irrigação dos jardins e nas descargas dos banheiros”, conta a gerente de operações do shopping, Luciana Nossi. Para o projeto estar em pleno funcionamento, faltam alguns ajustes na parte hidráulica que, em breve, estarão concluídos.

A Feira Botânica do CasaPark é outro projeto que demonstra o compromisso do centro comercial com a sustentabilidade ecológica. “O evento é quinzenal e conta com cerca de 30 expositores. Na feira, o público tem acesso à mostra de plantas ornamentais, frutíferas, raras e exóticas, além de cursos de botânica e paisagismo. Para as crianças, oficinas de pintura, botânica, argila e plantio de mudas”, explica o gestor da feira e diretor-gerente do CasaPark, Ivan Valença.

Visando reduzir o consumo de energia elétrica e de água, o shopping também dispõe de sensores de presença nas escadas rolantes, ou seja, elas somente são acionadas quando uma pessoa se aproxima para usá-la e, nos banheiros, há torneiras eletrônicas com sensores de economia de água.

“Ainda falta muita coisa, mas nosso objetivo é de nos tornarmos uma referência em empreendimento ecologicamente correto”, afirma Ivan Valença.

A preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade são focos da expansão do CasaPark. “O projeto contará com várias inovações, como tratamento do esgoto. Já para o aproveitamento da água da chuva, será construído um reservatório com capacidade para um milhão de litros. Haverá, ainda, um sistema de iluminação que irá trabalhar conforme a luminosidade natural do dia, entre outras tecnologias que o mercado oferece”, adianta a gerente de operações. “O responsável pelo projeto é o renomado arquiteto Sérgio Parada, que projeta edificações pensando na utilização racional dos recursos. As novidades poderão ser conferidas pelos consumidores em meados de 2013”, revela Luciana.

Fonte: Jornal da Comunidade

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...