25.1.10

Confea: a caminho da sustentabilidade

No Brasil, o número de construções sustentáveis ainda é muito pequeno. O professor da UnB Paulo Marcos de Oliveira explica que, no Distrito Federal, por exemplo, o Legislativo precisa trabalhar mais em prol do tema. “Alguns estados estão bem mais avançados, pois contam, por exemplo, com leis que obrigam as novas construções a terem placas de aquecimento solar de água, ou seja, o aquecimento elétrico é apenas complementar para épocas de chuva. Mas ainda há muito o que fazer”, diz.

Para incentivar as futuras construções e servir, acima de tudo, de exemplo, será inaugurada, no dia 24 de fevereiro de 2010, a nova sede do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea, em Brasília/DF. Seu projeto foi pensado dentro dos conceitos de sustentabilidade.

"É uma satisfação muito grande, porque a nova sede vai dar uma condição de trabalho para os colaboradores completamente diferente, para podermos executar os serviços do Confea. Quando o conselho federal levanta a discussão sobre a sustentabilidade das edificações, é preciso que ele dê o exemplo", afirma o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo.

O arquiteto Adílson José de Lara, um dos responsáveis pela obra, explica que os materiais utilizados são certificados com o selo de sustentabilidade.

Houve uma preocupação com a eficiência energética do novo prédio. Em todos os pavimentos serão utilizados sensores para verificar a intensidade da luz e, por meio de um sistema de controle da luminosidade, será possível economizar energia elétrica.

"Para a climatização do edifício, instalaremos uma membrana têxtil nas fachadas, que fará um sombreamento para minimizar a intensidade dos raios solares. Dessa forma, será possível controlar a temperatura do ambiente interno, o que resultará na diminuição do número de equipamentos de ar-condicionado", ressalta Adílson.

A nova sede do Confea contará ainda com equipamentos para o aproveitamento da água da chuva e o reuso de água para alimentar os vasos sanitários e todo o sistema de irrigação.

Os funcionários serão estimulados a irem para o trabalho de bicicleta. Isso porque no subsolo será montado um bicicletário. Haverá um vestiário para que essas pessoas possam chegar de bicicleta e tomar banho antes de começarem a trabalhar.

"Com os anos que tenho de construção, trabalhando desde os 12 anos, eu vejo a nova sede com muita emoção. Uma obra com toda uma estrutura diferenciada", afirma o vice-presidente do Confea, José Luiz Menezes. "A nova sede vai ficar a altura dos profissionais do Sistema", completa a conselheira federal Maria Luiza Poci.

Fonte: CONFEA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...