23.10.09

Quiosque ecológico é lançado no DF

Novo modelo é exemplo ecológico e foi desenvolvido com madeira reflorestada. Parceria firmada entre o GDF, quiosqueiros e patrocinadores garante custo zero no empreendimento

Um novo padrão de quiosques – ecológico e sustentável - será implantado no Distrito Federal. Nesta quinta-feira (22/10), durante evento de regularização de 110 quiosques do Plano Piloto, Brazlândia, Taguatinga e SIA, o governador José Roberto Arruda lançou o programa Quilegal, já com o novo modelo de quiosque: construído com madeira reflorestada, tubulação de garrafas PET recicladas, aço termo-acústico, vidro reciclável, fiação isenta de chumbo, paredes internas em aço inoxidável, iluminação ecológica além de pintura anti-pichação e eletrostática (que visa a máxima eficiência sem agressão ao meio ambiente).

As unidades contam com mobiliário como torneira de pia com controle de volume, tanque, fogão de mesa, armários, geladeira, micro-ondas com divisórias em vidro para facilitar a visão do cliente. Além disso, atendem às normas estabelecidas em lei. O Distrito Federal tem hoje cerca de 12 mil quiosques, incluindo trailers. Todos os estabelecimentos passarão por critérios rígidos de análise pela Coordenadoria de Serviços Públicos da Secretaria de Governo, incluindo o cadastramento de atividades e serviços.

“Não é apenas um quiosque bonito e ambientalmente correto. O mais importante é que Brasília inteira vai ficar padronizada”, afirmou o governador.

Os novos “estandes” serão entregues sem nenhum custo para os quiosqueiros, graças á parceria firmada entre o GDF, os quiosqueiros e os patrocinadores de refrigerantes, sucos e alimentos que queiram fazer a propaganda nos espaços. O primeiro quiosque ecológico será instalado no Setor Comercial Sul (SCS) e será entregue no dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Quiosqueiro. Outros 50 serão entregues até abril de 2010 em comemoração aos 50 anos da capital. O programa tem duração até o final de 2016.

Padronização por cidade

Nas cidades satélites o novo quiosque terá três tamanhos: 60, 45 e 30 metros quadrados. No Plano Piloto os espaços disponíveis serão de seis metros quadrados (ideal para chaveiros), 10 metros quadrados (indicado para costureiras) e 15 metros quadrados (sugerido para bombonieres e outros) além de quiosques de 60 metros quadrados utilizados para lanchonetes.

Além da padronização das metragens, haverá padrão de cores: o verde será usado para serviços variados e o amarelo para os quiosques de alimentação. A idéia é facilitar a identificação do tipo de serviço prestado.

Fonte: Agência Brasília

Um comentário:

Unknown disse...

Alguem sabe me dizer qual a empresa responsavel pela construção desses quiosques ecológicos no DF?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...