7.10.09

Projeto de Adequação Ambiental do Lago do Descoberto

A preservação e a proteção são os principais objetivos do Projeto de Adequação Ambiental do Lago do Descoberto. Situado em Brazlândia, o Lago é responsável por 65% do abastecimento do Distrito Federal. Depois de tratada a água é distribuída para a Ceilândia, Taguatinga, Gama, Guará, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Águas Claras, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e parte do Plano Piloto.
O Projeto está sendo desenvolvido por técnicos do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Secretaria de Agricultura (SEAPA), da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa), da Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O total previsto para a restauração das margens do Descoberto e recuperação da vegetação original é de cerca de R$ 7 milhões. Os recursos que serão aplicados no Projeto serão originados de multas ambientais e compensações pagas por grandes empreendedores e também dos produtores rurais da região, que se comprometeram a comprar mudas e começar a plantá-las.
“O projeto prevê a recuperação da orla e, ainda, a averbação das reservas legais. A primeira etapa do projeto começou na área mais próxima do Lago do Descoberto devido a sua contribuição direta para o reservatório do Lago. Porém a iniciativa prevê o manejo de toda a Bacia do Lago do Descoberto.
Além da preservação e da proteção da região o projeto visa outras ações protecionistas em toda a Bacia. Como, por exemplo, a recuperação de nascentes, canais de ligação, mata ciliar, de estradas de acesso, combate a erosão e assoreamento e atividades ambientais”, explica a assessora da Diretoria de Gestão de Unidades de Conservação do IBRAM, Eliana Fortis Silveira dos Anjos. Além de Eliana participam da iniciativa os servidores Paulo César Magalhães Fonseca, Lucia Helena Ferreira Moura e Frederico Augusto Freire, lotados na Superintendência de Gestão de Áreas Protegidas do IBRAM.
O Lago faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Descoberto. Criada pelo Decreto nº 88.940/83, a APA tem como objetivo controlar a ocupação na região para proteger os recursos hídricos e a bacia hidrográfica.
A próxima etapa do Projeto deverá ter início no próximo mês de novembro com a formação do Conselho Gestor do Lago do Descoberto.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...