17.7.09

Itaú-Unibanco e Bradesco lideram em sustentabilidade no Ibovespa

Pelo segundo ano consecutivo, os bancos Itaú-Unibanco e Bradesco ficaram empatados em primeiro lugar como as duas empresas com o maior grau de transparência em sustentabilidade entre as 52 companhias listadas no Ibovespa em dezembro de 2008, em um ranking produzido pela consultoria espanhola Management & Excellence América Latina (M&E).

Segundo a M&E, o agravamento da crise global, que trouxe sérias conseqüências ao sistema financeiro, reforçou a preocupação dos bancos brasileiros com a transparência de seus dados e a qualidade na divulgação de suas ações. As duas instituições atenderam positivamente a 98,29% dos critérios.

O ranking, que integra a 3ª edição do Estudo Anual de Transparência e Sustentabilidade nas Empresas do Ibovespa, foi feito com base em 117 critérios, distribuídos entre as áreas de Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Governança Corporativa. O objetivo central do estudo é conhecer o grau de divulgação de dados relacionados à transparência em websites, relatórios anuais e outros documentos elaborados pelas empresas.

Além dos bancos, as empresas de energia - setor considerado sensível pelo alto potencial de geração de impactos para o meio ambiente - continuaram em destaque. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) ficou em 2º lugar, respondendo positivamente a 94% dos critérios e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) deu um salto de 13 posições em relação ao ranking do ano passado, subindo da 16ª para a 3ª colocação.

Já a Petrobras recuou uma posição no ranking em relação à pesquisa do ano passado. A petrolífera, que em 2008 deixou de integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, que concentra as ações das companhias comprometidas com boas práticas socioambientais, cumpriu 90,6% dos critérios definidos pela pesquisa.

Conheça mais sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) clique aqui

Fonte: M&E

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...