30.7.09

Ibram firma convênio com a UnB para o controle da qualidade do ar no DF

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) firmou, nesta quarta-feira, 29 de julho, convênio com o Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB). O Laboratório de Monitoramento e Controle Ambiental em Transportes (Lamcat), que integra o Ceftru, utilizará as estações de monitoramento do governo do DF e da UnB para produzir pesquisas, relatórios e levantamentos de dados semanais sobre a qualidade do ar no Distrito Federal. Essas informações serão usadas para subsidiar as políticas públicas elaboradas pelo órgão ambiental.

“O Ibram tem dificuldade de coletar informações sobre poluição sonora e do ar, principalmente por falta funcionários e equipamentos. A partir do convênio, a UnB entra com o conhecimento para motivar políticas públicas”, afirmou o presidente do órgão ambiental, Gustavo Souto Maior. Atualmente, das nove unidades do Ibram, apenas duas localizadas na Fercal funcionam — as da Rodoviária do Plano Piloto e do Centro de Taguatinga passam por manutenção e as outras estão desativadas. A parceria, com duração de dois anos, garante um repasse de R$ 993 mil para a UnB.
Centro de operações para a coleta e análise das informações do Ceftru, o Laboratório de Monitoramento e Controle Ambiental em Transportes (Lamcat), além de medir o nível de poluição (produzida por veículos e fábricas), cuidará da reforma e manutenção das nove estações do Ibram. Para o chefe do laboratório, Felipe Azevedo, faltam dados detalhados sobre as causas e os efeitos de níveis elevados de poluentes para a saúde humana. “A partir dessas informações, poderemos propor soluções”, garante Azevedo.

Fonte: Correio Braziliense / IBRAM

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...