3.6.09

Projeto "Copa Limpa"

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou, em audiência realizada nesta terça-feira (2/6) a criação de um grupo de trabalho para viabilizar o projeto "Copa Limpa", que prevê ações relacionadas à preservação ambiental durante os preparativos e a Copa do Mundo de 2014, que será sediada pelo Brasil. Esse grupo atuará em conjunto com o que já é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República - composto pelos ministérios do Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Planejamento e Fazenda -, e terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O "Projeto Copa Limpa" prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de reconstrução, reforma e modernização dos estádios. O "Copa Limpa" também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, à segurança pública e à qualificação de mão de obra voltada para o turismo.

A ideia, segundo a presidente da comissão, Ideli Salvatti (PT-SC), é que a Copa de 2014 tenha "uma marca diferenciadora, sustentável, limpa", o que, acredita, atrairá investidores estrangeiros.

Também foi aprovada reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para apresentação do projeto. A comissão definiu ainda uma comitiva para visitar a Alemanha, para conhecer o método de planejamento e o uso de alternativas sustentáveis que foram utilizados na Copa do Mundo de 2006.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...