18.6.09

Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do DF

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF – ADASA torna disponível para consulta o Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal – PGIRH. O documento disponibilizado ainda será revisado, atualizado e implementado em acordo de cooperação técnica com a UNESCO.

O PGIRH é o primeiro plano distrital de gestão de recursos hídricos e fundamental para a consolidação do uso racional da água. Elaborado entre 2003 e 2006, o PGIRH faz um detalhado diagnóstico das disponibilidades hídricas, regionalização de vazões e outros dados hidrológicos, bem como desenvolveu cenários futuros sobre captação de águas em novos mananciais no sentido de procurar alternativas para o abastecimento do Distrito Federal.

É por intermédio do PGIRH que a Adasa discute e integra os instrumentos da Política de Recursos Hídricos: a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, a cobrança, o enquadramento dos rios em classes de uso e o sistema de informações. Por isso, para a Agência, é fundamental que o Plano esteja sendo elaborado e implementado de forma participativa, procurando refletir a realidade existente e seus impactos na qualidade de vida da população beneficiária – seu alvo maior, buscando convergir os diferentes interesses da sociedade para a construção de um Plano pactuado que seja factível.

Já tendo concluído os estudos de disponibilidade hídrica, de sócio-economia e de uso e ocupação do solo do DF, o PGIRH já permite à Adasa conhecer, ainda que parcialmente, quais são os usuários significantes de água e a análise de requerimentos para a emissão de outorgas de direito de uso dos recursos hídricos. Com a estimativa futura de demanda de água, que considerará os diversos planos e programas setoriais, o Plano permitirá à Adasa mediar conflitos instalados, compatibilizar demandas futuras e propor ações estruturais e não-estruturais de curto, médio e longo prazos para a gestão adequada dos recursos hídricos.

Conheça o PGIRH-DF (revisão 03 - Dez/2011) clique aqui

Fonte: Adasa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...