Presente em 27% dos lares, o uso das lâmpadas fluorescentes reduz cerca de 80% no consumo de energia e auxilia no combate ao aquecimento global. No Brasil, são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, só que desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), embora uma lâmpada quebrada libere pequena quantidade de mercúrio, o problema ambiental pode ser gerado pelo efeito acumulativo e persistente do metal pesado proveniente de muitas lâmpadas, exigindo do consumidor consciente o comprometimento com o descarte adequado do produto usado para evitar impactos à saúde pública e ao meio ambiente.
'O Pátio Brasil é o único local no Distrito Federal a oferecer este serviço e se compromete a receber as lâmpadas, encaminhá-las, arcando com os custos, para uma empresa certificada especializada em descontaminação e reciclagem, em outro estado, pois o Distrito Federal não dispõe deste serviço. Também acompanhamos todo o processo até a destinação final ecologicamente correta', afirma o superintendente do shopping, Leonel Taffarel.
Esta iniciativa é mais uma ação socioambiental da Política de Responsabilidade Social Corporativa do Pátio Brasil Shopping, que é o único shopping da região a possuir a certificação ISO 14.001 de gestão ambiental. 'Nosso objetivo é prestar um serviço à comunidade e ao meio ambiente ao contribuir na destinação correta de resíduos que poluem a natureza e prejudicam a saúde e, assim, sensibilizar a população para a necessidade de atitudes que diminuam este impacto ambiental', comenta o gerente de marketing do Pátio Brasil, Renato Horne.
Fonte: ABRASCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário