22.5.09

Livro: Olhares sobre o Lago Paranoá - 2001

Entre as principais fontes de informações sobre a qualidade ambiental estão os sentidos humanos. Para Brasília, o Lago Paranoá e seu caprichoso espelho d´água representa o mais completo sentimento da natureza dessa capital.

O livro Olhares sobre o Lago Paranoá é, sem dúvida, a mais bela obra já escrita na história de Brasília. Foi publicado em meio impresso e digital (internet) no ano de 2001 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal e tem como organizador Fernando Oliveira Fonseca.

O livro nos alerta para o fato de que, passados mais de 40 anos de existência do Lago Paranoá, mais de 2 km² da superfície de água foram perdidos e milhares de metros cúbicos de água foram reduzidos em seu volume total, devido aos sedimentos trazidos pelas enxurradas.

Entretanto, a idéia do lago, além de contemplar a função de diluidor de efluentes, abriu as possibilidades de lazer, recreação, esporte, turismo, geração de energia e composição paisagística de Brasília. Ao integrar as condicionantes do projeto urbanístico, passou a ser considerado como o maior patrimônio ambiental da escala bucólica da cidade.
Clique Aqui (on line)

Um comentário:

Unknown disse...

Esse link já não e válido, você poderia me encaminhar o arquivo por email? Me passa seu email de contato
Att. Wemmia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...