26.5.09

Diagnóstico da bacia do ribeirão Pipiripau - Planaltina/DF

Várias instituições*, entre elas a Agência Nacional de Águas (ANA), têm trabalho nos últimos três meses na elaboração do diagnóstico da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau visando a aplicar o Programa Produtor de Água na bacia, que abrange o Distrito Federal e Goiás. Por isso, representantes de tais instituições se reúnem a partir das 10h desta terça-feira, 26/05, no auditório da Cootaquara, próximo ao escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Taquara, para a apresentação dos resultados preliminares do diagnóstico da bacia.

Às 8h, um ônibus partirá da sede da Emater-DF, próxima à Câmara Legislativa, em direção a pontos de interesse da bacia do Pipiripau, como: o canal Santos Dummont, o assentamento Arapoanga e a estação de captação de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), próxima a Planaltina.

Programa Produtor de Água
O Programa incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, como, por exemplo, o plantio de matas ciliares ou a conservação de matas nativas. Em contrapartida, os produtores rurais são remunerados pelos trabalhos realizados de conservação de água e solo, procedimento que se insere na tendência mundial de pagamento de serviços ambientais. O Programa já é aplicado na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, entre Minas Gerais e São Paulo, e foi reconhecido entre os melhores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2007.

* TNC, Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil.

Fonte: ANA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...