26.5.09

Aniversário do IBRAM

Nesta quarta-feira, dia 27 de maio, serão celebrados os dois anos de criação do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). A comemoração está marcada para as 14h30 no Parque Olhos D’Água, localizado entre as quadras 413/414 da Asa Norte.
Na abertura do evento haverá uma apresentação do músico, cantor e repentista, João Santana, com canções e declamação de poemas de cunho socioambiental. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, irá proferir palestra sobre a importância do IBRAM para a execução da Política Nacional do Meio Ambiente.
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, participará das comemorações do aniversário do Instituto. Autoridades da área ambiental, representantes de instituições locais e nacionais também confirmaram presença.
Conquistas
O IBRAM foi criado em 28 de maio de 2007 por meio da Lei nº 3.984, para ser o órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no DF. O Instituto tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região para garantir à população os benefícios alcançados pelo crescimento econômico, sem arriscar a qualidade de vida da comunidade.
Esses dois anos de trabalho foram marcados por diversas conquistas, entre essas o concurso público que irá selecionar os primeiros servidores do Instituto. A última e única seleção para um órgão ambiental do DF foi realizada há 18 anos.
A transferência da competência do licenciamento da Área de Proteção Ambiental – APA do Planalto Central da Superintendência do IBAMA/DF para o IBRAM foi um marco na gestão ambiental do DF, que retomou a autonomia nessa atividade.
Atuação efetiva em grupos de discussão regionais e nacionais pautou a política do IBRAM nesses dois anos. Resultado disso é a participação nos Conselhos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tanto local como nacional - CONAMA, CRH, CONAM, CRH-DF, CONPLAN, Conselho Gestor das APAS do Planalto Central, Paranoá e Gama / Cabeça-de-Veado, Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e São Francisco, entre outros.
Os programas do IBRAM são considerados referência de gestão ambiental. Com o Programa Abrace Um Parque a partir da cooperação entre governo e sociedade será possível investir nos Parques do DF, e o Programa Adote Uma Nascente visa preservar esse recurso.
Um caso de sucesso amparado por essas iniciativas é o Parque Olhos D'Água, considerado um modelo de Parque Ecológico, uma unidade de conservação específica do Distrito Federal. Nele são realizadas pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, recreação e lazer em contato harmônico com a natureza. O ecossistema natural também é protegido e recuperado por meio do trabalho do Instituto e da comunidade. O Parque conta com parceiros, entre os quais se destacam os que aderiram ao Programa Abrace Um Parque.
Outra conquista do Instituto é o Projeto de Sistematização e Otimização dos Procedimentos de Licenciamento Ambiental. Com isso, o DF terá um sistema, batizado de Cérberus, capaz de sistematizar, integrar e possibilitar a análise de informações ambientais e socioeconômicas georreferenciadas. A ferramenta possibilitará a gestão ambiental e tomadas de decisões mais eficientes em relação à fiscalização, licenciamento e monitoramento dos recursos naturais.
A Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Águas Emendadas e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, zonas nucleares da Reserva da Biosfera do Cerrado que são supervisionadas pelo Governo do Distrito Federal. Esses trabalhos foram construídos de forma participativa com consultores especialistas, instituições de pesquisa, universidades, organismos nacionais e locais de proteção ambiental, além da sociedade civil organizada.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...