1.5.09

Construção ilegal é derrubada pela terceira vez no Parque Nacional de Brasília

Uma operação comandada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez nesta quinta-feira (30/4) a derrubada de uma construção irregular no Parque Nacional de Brasília. Pela proximidade da área urbana, o parque sofre pressões de todo tipo, principalmente ocupações ilegais, o que exige vigilância constante dos fiscais.

"A construção estava dentro da poligonal do Parque em uma área próxima ao Colorado, onde costumamos ter esse tipo de problema", afirmou Manoel Eurípedes, chefe de Proteção do Parque Nacional de Brasília, que comandou a operação.

Essa é a terceira vez que a obra é demolida. Materiais de construção haviam sido encontrados em agosto do ano passado e apreendidos. Em novembro, paredes que haviam sido erguidas no local foram derrubadas e, desta vez, a fundação da casa também foi destruída. A construção do local parecia ser um empreendimento comercial, pois apresentava seis quartos todos com banheiro.

Participaram ainda da operação fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e agentes da Polícia Militar do DF.

Manoel Eurípedes disse que o combate às construções irregulares é uma constante. "Essa ação começou no final do ano passado. A construção foi embargada e os materiais recolhidos foram levados para o depósito do parque. Só serão utilizados após o julgamento do processo", afirma Manoel.

Segundo ele, a pessoa responsável pela construção não foi localizada. "Quem construir em área irregular dentro da Unidades de Conservação será notificado pela Polícia Federal e multado em R$ 500 mil a R$ 10 milhões", garante o chefe de Proteção do parque.

Ainda segundo ele, no momento, está sendo feito levantamento de casas construídas em área proibida no entorno do Parna de Brasília. O Ibama, ICMBio e Abin compilam os dados. "Após isso, vamos ver como tratar cada caso", avisou Manoel.

Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...