16.5.09

Análises de solo da Embrapa Hortaliças têm selo de qualidade

O Laboratório de Fertilidade do Solo da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) obteve o selo do Programa de Controle de Qualidade: Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). O atestado é emitido pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Unidade que coordena o programa e ratifica a qualidade do trabalho realizado pelo setor.

De acordo com a responsável pelo laboratório, a pesquisadora Flávia Alcântara, o selo tem vigência de um ano e a Embrapa Hortaliças está no programa desde 1992. Ela explica que o PAQLF consiste no envio de amostras teste para todos os laboratórios envolvidos com realização das análises de acordo com o Sistema Embrapa de Análise de Solo. “São enviadas quatro remessas por ano. Ao final do exercício daquele ano, geralmente no primeiro quadrimestre do ano seguinte, sai o resultado e a classificação dos laboratórios.”

O Laboratório de Fertilidade do Solo da Embrapa Hortaliças é o único público no Distrito Federal, que realiza prestação de serviço em análise química do solo para fins de fertilidade. De acordo com a pesquisadora, a análise química do solo é o primeiro passo para a produção sustentável de alimentos. “Calagem e adubação realizadas sem a prévia análise química do solo significam desperdício de recursos financeiros e de insumos, sejam eles calcário, fertilizantes químicos ou orgânicos. Além disso, doses excessivas de calcário e fertilizantes podem causar não só desequilíbrios nutricionais nas culturas, como também desequilíbrio ambiental.”

O laboratório atende a demanda de pesquisa da Unidade e também presta serviço para o público externo. Segundo Flávia Alcântara, são realizadas em torno de 1500 a 2000 amostras por ano, provenientes da própria Unidade e de produtores de vários estados do Brasil.

São dois tipos de análises, explica a pesquisadora, a de rotina, que mede o pH, acidez ativa, acidez potencial, teor de matéria orgânica e de macronutrientes, exceto enxofre (S), e a completa (pH, acidez ativa, acidez potencial, teor de matéria orgânica e de macronutrientes, inclusive enxofre (S), e micronutrientes). “Para o público interno este serviço é descontado diretamente dos projetos de pesquisa. Para o público externo, os valores são pagos ao setor de vendas da Unidade. Todo o recurso arrecadado pelo laboratório é destinado para a gestão do centro.”

A realização das análises e a emissão do laudo leva em torno de quinze dias, sendo o seu pagamento efetuado à vista, por ocasião da entrega das amostras.

Na tabela abaixo são listados os serviços prestados e seus respectivos custos:

• Análise de rotina: pH, acidez ativa, acidez potencial, teores de macronutrientes (exceto S): R$25,00 por amostra.

• Análise completa: pH, acidez ativa, acidez potencial, teores de macronutrientes (inclusive S) e teores de micronutrientes (inclusive B): R$29,50 por amostra.

OBS.: Estes valores podem ser alterados. Portanto, é necessário consulta prévia antes de solicitar a análise.

Serviço:

Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças
Rodovia Brasília/Anápolis BR 060 Km 09 Gama - DF
Fone: (61) 3385-9109

Outras informações clique aqui

Fonte: Embrapa Hortaliças

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...