20.4.09

Lançamento do livro Dinâmica Territorial: sem planejamento, Brasília sofre ameaças ambientais

Livro lançado por professor da UnB analisa dinâmica territorial do DF e revela problemas decorrentes da ocupação urbana desordenada

Um ano antes de completar 50 anos, a jovem Brasília figura entre as principais metrópoles do Brasil. “Aqui está a síntese do país. Nessa cidade encontramos brasileiros de todas e regiões, de todas as etnias e classes sociais”, afirma o professor associado do departamento de Geografia da Universidade de Brasília - UnB, Rafael Sanzio dos Anjos, autor do livro Dinâmica Territorial. A obra, que chegou às livrarias em abril, analisa a expansão do conjunto urbano de Brasília desde o projeto inicial até os dias de hoje.

Segundo o autor, apesar de ser considerada muito jovem, a Capital Federal sofre de contradições espaciais verificadas nas grandes e velhas cidades brasileiras. A ocupação urbana de áreas destinadas à preservação ambiental é um dos principais problemas, já que pode gerar aumento da poluição atmosférica e contaminação de lençois freáticos, além de ampliar a ocorrência de erosões. "Brasília cresceu muito rapidamente. Possui os maiores índices de urbanização do país”, diz Sanzio.

O professor organizou o livro a partir de pesquisas de mestrado e doutorado e do trabalho realizado no Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA) da UnB, por meio de estudos cartográficos. Segundo dados da obra, a área urbana do Distrito Federal passou de 4.588 ha, em 1964, para 89.218 ha, em 2007, um surpreendente crescimento de 1.940% em 43 anos.

Futuro – O livro Dinâmica Territorial produziu um mapa com as tendências de crescimento urbano de Brasília até 2015, caso a cidade continue sem planejamento territorial.

Dinâmica Territorial
Rafael Sanzio de Araújo dos Anjos
Editora Mapas & Consultoria
121 páginas
R$ 80,00 (vendido
nas principais livrarias do Distrito Federal e nas livrarias da Editora UnB)

Fonte: UnB Agência

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...