A relação das ações é aberta pela Vila dos Recicleiros, um espaço interativo. Nela, a maior já implementada até hoje – 500m² de área coberta e aproximadamente 800m² no total –, o público vivenciará aspectos práticos ligados à sustentabilidade. Composta por seis estações e com monitores capacitados para cada uma, a Vila permitirá uma adequada compreensão do impacto ambiental causado pela geração de resíduos durante a etapa, os benefícios da reciclagem e a importância da riqueza do lixo.
Os Recicleiros também distribuirão o porta-bitucas®, um coletor prático com vedação 100% garantida, criado por eles. Dez mil peças serão fornecidas ao público presente e mais de 50 coletores específicos estarão espalhados pela área do evento para conter o descarte indevido desse tipo de resíduo.
Entre os brilhantes trabalhos realizados pelos Recicleiros, ainda estão: coleta seletiva de lixo; utilização de camisetas feitas de malha que mistura cerca de duas garrafas PET recicladas com algodão – economia de 50% de material natural; e sacos de lixo produzidos por lonas de banners utilizados em eventos e descartados após a sua realização (bannerbag®), que reduzem em cerca de 90% o volume de sacos plásticos.
Para fechar, Brasília 2009 ainda será o segundo evento de vôlei de praia do mundo a adotar medidas efetivas para a compensação das emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) durante o período de sua realização – o primeiro foi a etapa do Circuito Mundial realizada em Guarujá (SP), no ano passado.
Fonte: Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário