16.3.09

Novas regras do gerenciamento de resíduos de saúde no DF

Devido às novas regras do gerenciamento de resíduos de saúde, que deve ser implementado até o final deste ano em todo o Distrito Federal, ocorre amanhã e quarta-feira (18/3) um workshop sobre o tema. O workshop Novas diretrizes legais para o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde é organizado pela Secatre – Segurança Ambiental, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do DF (Divisa). O evento ocorre das 9h às 18h30, no auditório do Crea-DF.

A nova regra é voltada para hospitais, clínicas médicas, laboratórios, farmácias de manipulação, clínicas veterinárias e todos os estabelecimentos que produzem resíduos de saúde. A partir da data prevista, esses estabelecimentos deverão se responsabilizar pelos custos da geração do material. A geração de resíduos inclui as etapas de coleta, tratamento e disposição final.

No debate, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do DF (Seduma), serão abordados temas relativos à implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); impactos ambientais; e experiências bem sucedidas de outros estados – como a reciclagem do material no Rio Grande do Sul e as ações da Comlurb no Rio de Janeiro. Empresas prestadoras de serviços na área irão expor os seus serviços como nova opção de mercado.

Até julho deste ano, os estabelecimentos privados terão de se adequar à mudança e os hospitais públicos somente no próximo ano, quando será feita uma licitação para contratação de uma empresa. Segundo dados do SLU, o GDF investe R$ 500 mil mensais para prestar o serviço, que inclui desde a coleta à incineração dos resíduos. A usina de lixo hospitalar de Ceilândia, que deve ser desativada em breve conforme recomendação do MPDFT, recebe cerca de 510 toneladas de resíduos de saúde todos os meses.

Fonte: ComuniWeb

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...