16.3.09

IBRAM contará com novo Sistema de Otimização de Licenciamento Ambiental do DF

A digitalização dos processos de competência do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) é uma realização próxima. Graças ao Projeto de Sistematização e Otimização dos Procedimentos de Licenciamento Ambiental, o Distrito Federal terá um sistema capaz de sistematizar, integrar e possibilitar a análise de informações ambientais e socioeconômicas georreferenciadas. A ferramenta possibilitará a gestão ambiental e tomadas de decisões mais eficientes em relação à fiscalização, licenciamento e monitoramento dos recursos naturais.
Para a constituição do sistema é necessário realizar o levantamento dos processos e procedimentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização desenvolvidos pelo Instituto. Esses dados servirão para adequar o Sistema Cerberus, base do projeto, às demandas e necessidades da gestão ambiental no DF. Essa etapa está em curso e garantirá a adaptação do sistema às demandas do IBRAM e dos demais parceiros no projeto.
Outro objetivo do projeto é integrar as instituições que atuam na área ambiental. Essas organizações terão acesso e alimentarão a base de dados do sistema em tempo real, o que contribuirá para a transparência e rapidez dos procedimentos. A iniciativa também será decisiva para a eficiência processual, pois acabará com trâmites que atrasavam o processo.
O órgão ambiental do DF trabalha nessa proposta de gestão ambiental desde 2006, e começou pela análise de sistemas semelhantes já estabelecidos em outros Estados. O projeto desenvolvido na Bahia foi o que mais se adequou às peculiaridades do DF. O Instituto se baseou no “Sistema Georreferenciado de Gestão Ambiental" do estado da Bahia, mais conhecido como GEOBAHIA.
No dia 26 de março será realizado um evento com o objetivo de apresentar o projeto do IBRAM para os órgãos e entidades ambientais do DF. “Queremos contar com a contribuição de parceiros para garantir o sucesso desse novo sistema que proporcionará muito mais eficiência na gestão ambiental”, destaca o presidente do IBRAM, Gustavo Souto Maior.

Fonte: IBRAM

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...