21.3.09

Certificação ISO 14.064: gestão da emissão de gases do efeito estufa

Empresa do Grupo Camargo Corrêa é a primeira e única brasileira do segmento de Engenharia e Construção a receber a certificação ISO 14064-1.

A CNEC, empresa de serviços de engenharia do grupo Camargo Corrêa, acaba de receber a certificação ISO 14064, por recomendação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Com a conquista, a empresa, que completa 50 anos em 2009, passa a ser a primeira no setor de engenharia a ter um sistema de gestão da emissão de gases do efeito estufa e a poder oferecer este serviço a outras companhias.

A CNEC foi a primeira empresa brasileira do setor a ter a questão ambiental incorporada às suas atividades. Em 2007, alinhada aos pilares da sustentabilidade, passou a mensurar a emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) provenientes de suas operações, para que pudesse geri-los. Ao final desse trabalho, a CNEC havia feito um inventário das fontes, sendo possível mapear as ações corretivas para minimizar as emissões de GEE. Assim, os principais processos responsáveis pela emissão dos gases foram revisados. Freqüentes viagens aéreas de seus executivos, por exemplo, foram trocadas por videoconferências, gerando benefícios ambiental e econômico. Buscou-se ainda utilizar produtos e insumos renováveis.

“A certificação ISO 14.064 vem confirmar o pioneirismo das ações da CNEC na área ambiental, validando seus esforços no desenvolvimento do Programa de Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa, iniciados em 2007. Atesta ainda o comprometimento com as ações necessárias para orientar as ações da CNEC e do Grupo Camargo Corrêa na perpetuação de suas atividades, reforçando o compromisso assumido pela empresa em maio de 2008 ao se tornar signatária do Programa Brasileiro GHG Protocol”, diz José Ayres de Campos, diretor superintendente da CNEC.

O GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) é a ferramenta de medição utilizada mundialmente por empresas e governos na identificação e gerenciamento de suas emissões dos gases de efeito estufa. O Programa Brasileiro GHG Protocol trabalha na elaboração de um padrão brasileiro de quantificação das emissões de GEE a partir de procedimentos universais.

Certificada em Gestão de Qualidade (ISO 9001) desde 1997, a CNEC assegurou em 2007 a tríplice certificação (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho) conferida pela Fundação Vanzolini.

Fonte: Fator Brasil

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...