31.12.08

Apresentação

O portal de informações RB AMBIENTAL, projeto sem fins lucrativos, é a concretização de um sonho antigo de reunir num só sítio todas as informações de interesse dos Engenheiros Ambientais e demais, até então dispersas e pouco sistematizadas pelos diversos meios de comunicação do Brasil.

Inaugurado em 12 de março de 2008, o portal RB AMBIENTAL tem como objetivo principal divulgar e propagar notícias, eventos, livros eletrônicos, softwares livres, mapas, fotos, oportunidades de trabalho e até mesmo curiosidades e comunidades ambientais de interesse para a população da região do Distrito Federal - DF e entorno. Além disso, disponibiliza um banco de dados para cadastro profissional, fórum para discussão, espaço para divulgação de artigos, cultura, educação ambiental, compromisso ambiental financeiro, documentos, canais de cidadania, previsão do tempo, banco de currículos e, ainda, um espaço sistematizado para links interessantes, todos voltados para a questão ambiental.

A idéia inicial do portal RB AMBIENTAL surgiu desde o ano 2000 e foi estimulada pelos amigos da época de universidade, que incentivaram a todo momento a divulgação das notícias ambientais, mantida por muito tempo via correio eletrônico. A rede de contatos concebida desde o ingresso na universidade até os dias atuais foi imprescindível para a criação do projeto RB AMBIENTAL.

A Engenharia Ambiental é uma profissão recente e que está buscando seu espaço cada vez mais no DF e região do entorno. As primeiras turmas foram graduadas em 2003/2004 pela Universidade Católica de Brasília, única que oferece o curso de bacharelado da região. A categoria conta agora com o grande apoio da recém inaugurada Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental – ASPEA e, também, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Distrito Federal – ABES/DF.

O Engenheiro Ambiental possui uma formação ampla, não restrita a uma área específica e que proporciona a interação entre as diversas áreas do meio ambiente. Ao mesmo tempo, esse profissional não se limita a apenas repetir um fazer rotineiro, mas exercita o espírito crítico e busca cada vez mais novas formas de atuação no mercado de trabalho.

O acesso à informação ambiental, tema de enorme relevância atual, é um dos principais desafios que se apresentam à sociedade brasileira. Para que se alcance o pleno desenvolvimento da cidadania ambiental no mundo é fundamental promover a democratização da informação ambiental.

Lideranças da sociedade civil organizada já revelam sua preocupação com a falta de informação ambiental a ponto de incluí-la, ao lado da educação ambiental, entre os principais problemas ambientais brasileiros. Uma pesquisa de opinião realizada em 2005, durante a II Conferência Nacional de Meio Ambiente, apontou que a falta de informação sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental representam cerca de 11% dos problemas ambientais desse país. O projeto RB AMBIENTAL foi concebido justamente para suprir essa carência.

O portal RB AMBIENTAL agradece a todos aqueles – sejam instituições, engenheiros, jornalistas, amigos, familiares e demais – que, direta ou indiretamente, contribuíram ou venham a contribuir para esse honroso projeto.

Sejam Bem-Vindos ao portal de informações RB AMBIENTAL!!!

Autor do Projeto RB AMBIENTAL

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...