13.12.17

Potencial da Energia Solar Fotovoltaica de Brasília

A Capital Federal possui diversas razões para ser a impulsionadora da energia solar fotovoltaica no país. Brasília está no coração do Brasil, é o centro político, foi construída sob o signo da modernidade, à frente do seu tempo, e foi cenário de diversos momentos históricos, tornando-se assim o palco propício para ser exemplo de inovações. Sua localização e características climáticas facilitam a aplicação da tecnologia solar fotovoltaica, maximizando a geração, permitindo uma maior geração de energia pelo sistema. Isso já é uma vantagem competitiva considerável.

A irradiação global horizontal brasileira varia de 4,25 a 6,5 kWh/m2. A irradiação mínima do Brasil é superior ao valor máximo registrado em países que fizeram grandes investimentos em energia solar fotovoltaica, tais como Alemanha, França, Reino Unido, Japão e Coréia do Sul. Considerando o plano inclinado, onde é possível obter o aproveitamento máximo, o Distrito Federal possui uma média anual de 5,8 kWh/m2, acima da média nacional. 

Com o processo de inserção da energia solar fotovoltaica em Brasília, um novo mercado pode vir a se consolidar na região, abrindo portas para que novas empresas se estabeleçam, preenchendo lacunas na economia brasiliense e gerando novos empregos. 

A Capital Federal é também um relevante estudo de caso, uma vez que possui regiões com muitas casas, condomínios horizontais e verticais, muitos prédios públicos, área rural, áreas públicas de lazer, concentração urbana, área para expansão industrial, o que proporciona diversas aplicações e possibilidades de arranjos comerciais. Isso poderá facilitar a realização de investimentos futuros em grande escala no país.

Acesse a publicação completa Potencial da Energia Solar Fotovoltaica de Brasília 2016 clique aqui

Fonte: Absolar / WWF-Brasil

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...