31.3.17

Escola do DF constrói sistema de reúso de água para manter horta

Em meio ao racionamento, o Jardim de Infância da 404 Norte (Asa Norte - Brasília/DF) encontrou uma boa solução para manter a irrigação da hortinha, que é motivo de orgulho dos funcionários do colégio há 14 anos. Com alguns metros de encanamento e uma caixa d’água de 500 litros, a escola construiu um sistema de reúso da água do bebedouro para regar as hortaliças.

O sistema sustentável foi inaugurado nesta quinta-feira (30/3), em clima de comemoração. “Por dia, o bebedouro jogava mil litros de água fora. Agora, redirecionamos esse desperdício para a horta”, diz Vyviane Marques Moraes, professora da equipe de apoio pedagógico e mãe de Mateus, 5 anos, estudante do 2º período e apaixonado por tomates.

A hortinha, além de fazer a alegria de Mateus, representa ainda mais para Vyviane: é uma lembrança do filho João Marcos, 7, ex-aluno do jardim de infância e que perdeu a vida em um grave acidente de carro em 2010, junto com irmão mais novo, Pedro Lucas, 3. “Ele gostava muito da horta, de mexer na terra, de pegar nas plantinhas e experimentar as frutas. Gostava do verde, de brincar com água”, recorda-se.

Trabalho em equipe
Desde fevereiro, pais e funcionários formaram uma força-tarefa para arrecadar dinheiro, canos e a caixa d’água. O trabalho braçal ficou por conta de dois vigias e o avô de um aluno. Foram quatro dias de esforço para deixar a estrutura pronta para uso. A água, que antes era desperdiçada do bebedouro, agora é canalizada para a caixa d’água. Lá, ela é filtrada e bombeada. Serve tanto para molhar a horta quanto a areia do parquinho.

Consciência ecológica
Também foram reinaugurados um minhocário e uma composteira para produzir adubo orgânico que será utilizado na hortinha.

A horta faz parte de um projeto maior, que inclui também a construção de sistemas para reaproveitamento de água da chuva e criação de peixes — conhecido como aquaponia. A ideia é deixar tudo pronto até o fim do ano.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...