11.11.16

Projeto Produtor de Água no Pipiripau

Adasa disponibiliza edital para Pagamento por Serviços Ambientais a Produtores Rurais

O Período de apresentação de propostas para os trechos 1 (um) a 6 (seis) da bacia do Ribeirão Pipiripau vai de 22/03/2016 a 21/12/2016. 

Uma das características que difere o “Produtor de Água” de outros programas de revitalização de bacias é a adesão voluntária do produtor rural que se torna parceiro do Programa e os Serviços Ambientais gerados por seus participantes são objeto de remuneração. Isto é o que se chama de PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – política de gestão ambiental que tem como corolário a complementação de regras de comando e controle com incentivos, financeiros ou não.

As ações previstas para este Projeto podem ser assim resumidas: - Recuperação das Áreas de Preservação Permanente - APP degradadas, que na maioria incluem as matas de galeria; - Recuperação das áreas de reserva legal; - Proteção aos remanescentes preservados de vegetação nativa; - Execução de obras de conservação de solo nas áreas produtivas e estradas vicinais; - Incentivo à utilização de práticas agrícolas menos impactantes e de uso racional da água, que inclui a substituição de sistemas de irrigação convencionais por aqueles que consumam menor vazão de água; - Recuperação do Canal Santos Dummont; - Pagamento aos produtores rurais participantes pelo serviço ambiental gerado; - Monitoramento dos resultados através da análise dos recursos hídricos e da biodiversidade da região; - Incentivo e apoio aos produtores na inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR; - Educação Ambiental.

No Distrito Federal, as populações das Regiões Administrativas de Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina são abastecidas pelo sistema integrado Sobradinho/Planaltina. Parte da água que serve este sistema provém do subsistema que tem o ribeirão Pipiripau como manancial de captação. Este curso d’água também é usado na criação de animais e irrigação das culturas agrícolas produzidas durante a estação seca, principalmente através do canal de irrigação Santos Dummont e de um pivô central. As áreas agrícolas desta bacia hidrográfica ocupam cerca de 70% de sua área total. Portanto, é perceptível a importância dessa rede de drenagem natural para o abastecimento humano e produção socioeconômico local, bem como o conflito pelo uso da água existente na bacia.

Atualmente, as águas do Pipiripau abastecem habitantes de Planaltina e Sobradinho, sendo a outorga para captação superficial conferida à CAESB de 400L/s. O uso de maior demanda é a irrigação e esta varia conforme os períodos secos ou chuvosos ao longo do ano. A outorga de maior vazão individual para irrigação é concedida à Associação dos Usuários do Canal Santos Dumont, com demanda de 350L/s (ADASA, 2010).

Acesse o Edital Adasa nº 01/2016 completo clique aqui

Fonte: Adasa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...