19.5.16

Fábrica Social do DF cria curso sobre painéis solares

São 150 vagas. E 5% são reservadas para pessoas com deficiência, idosos e adolescentes em conflito com a lei

A Fábrica Social do Distrito Federal abrirá no dia 6 de junho de 2016, as inscrições para o curso de instalação e manutenção de painéis solares com 150 vagas. As inscrições serão encerradas no dia 24 de junho e o sorteio dos participantes ocorrerá no dia 29 de junho. 

O curso é uma parceria da Fábrica Social com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no DF (Senai), que irá viabilizar a capacitação de profissionais para montagem e manutenção de painéis fotovoltaicos. A iniciativa dessa articulação é da Secretaria de Meio Ambiente, que promove o Programa Brasília Solar.

O secretário de Meio Ambiente, André Lima, e o seu adjunto, Carcius Santos, estiveram no dia 7 de abril na Fábrica Social. A atividade foi parte das articulações para organizar a primeira turma do curso.

"É muito importante ter esse componente de capacitação porque é um mercado que ainda está começando em Brasília”, explica André Lima. Segundo ele, “precisamos de pessoas qualificadas para realizar a montagem e manutenção de equipamentos e instalações fotovoltaicas”.

A parceria é “uma grande oportunidade para a geração de empregos e renda sustentável, dentro da economia verde”, concluiu. Poderão participar do curso os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, no âmbito do DF, com renda familiar per capita de até R$ 140.

Quando aberto, o processo seletivo tem destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiência, idosos e adolescentes em conflito com a lei. Os matriculados recebem ajuda de custo para alimentação e transporte e adicionais por aproveitamento individual e assiduidade. 

Programa
O Programa Brasília Solar pretende promover a capacidade de geração de energia solar fotovoltaica e a eficiência energética no DF. O objetivo é contribuir para o enfrentamento atual e futuro da crise elétrica, já que somos totalmente dependentes da energia produzida fora de Brasília em usinas hidrelétricas. 

A Sema realizou consulta pública sobre o Programa Brasília Solar e os resultados consolidados, aprovados pelo grupo de trabalho sobre o assunto, serão encaminhados ao governo de Brasília para avaliação e criação de um decreto sobre o assunto.

A Fábrica Social está sob a administração da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). As entidades parceiras – como Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) – contribuem com a oferta de professores e realizam a certificação.

Fonte: Sema / Agência Brasília

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...