4.8.12

Acordo para recuperar megaerosão na via Estrutural - DF



Uma grande área de 185 hectares de cerrado — desolada por erosões há mais de três décadas — será recuperada dentro de 48 meses. Essa é a estimativa da Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap), do Exército Brasileiro e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

No mês passado, representantes das três instituições assinaram um acordo de cooperação técnica para viabilizar a recuperação ambiental do solo erodido do Setor Ferroviário por meio do uso de terras escavadas do Setor Noroeste e de lodo de esgoto produzido pela Caesb.

A área pertence ao Exército e está localizada ao longo da via Estrutural, próximo à Cidade do Automóvel.

Quem passa pela Estrutural de carro, no sentido Taguatinga Norte, pode observar do lado direito da pista uma área de pouca vegetação contígua à Cidade do Automóvel.



É possível ver, por exemplo, o que os técnicos da construção civil chamam de caixas de empréstimo. Elas são enormes quantidades de terra retiradas da superfície de uma determinada área, geralmente paralelamente entre si. Esse procedimento é capaz de formar grandes buracos no solo que não são reversíveis naturalmente sem um manejo apropriado, uma vez que os principais nutrientes da terra ficam na superfície.

Foi exatamente isso o que ocorreu na região e o que deverá ser reparado nos próximos quatro anos.



EXTRATO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA:
Partes: UNIÃO, representada pelo Comando do Exército, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção, e a Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP para estabelecer a localização geográfica e as condições técnicas na utilização pela CAESB e pela TERRACAP da parcela da área urbana de propriedade da UNIÃO, para revegetação, deposição e incorporação de solos provenientes de terraplanagem, pela TERRACAP, e de biossólidos ao solo, pela CAESB, a fim de recuperar superfícies de terreno ambientalmente degradadas, localizadas ao norte da DF-087 (Vila Estrutural) e a oeste da DF-003 (EPIA), no Setor de Indústria e Abastecimento-SIA, RA XXIX do Distrito Federal. Processo n 190.001.175/2003. Data: 18 de julho de 2012.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...