2.6.12

Jardim Botânico de Brasília inaugura espaço 'japonês' e de 'contemplação'


Foram inaugurados no dia 26/5 o Jardim Japonês e o Jardim de Contemplação do Jardim Botânico de Brasília. A administração do espaço informou que os dois novos jardins serão usados para atividades da gerência de educação ambiental, projetos de pesquisa e lazer orientado.

Para a implantação do Jardim de Contemplação, foram revitalizadas as edificações e estruturas já existentes, por meio de recursos do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam-DF).

Também passaram por reformas a casa de chá, o orquidário e a biblioteca da natureza. O Jardim Botânico de Brasília tem 500 hectares e funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h. A entrada custa R$ 2. Crianças menores de dois anos e pessoas maiores de 60 não pagam.

Brasília, Cidade Parque

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou no dia 28/5 o decreto de adesão do Jardim Botânico de Brasília (JBB) ao programa Brasília, Cidade Parque. Com a iniciativa, a unidade de conservação receberá R$ 2,5 milhões para a pavimentação de uma via interna e o plantio de 87 mil mudas de espécies nativas do cerrado, que irão recompor uma área do parque atingida por incêndios em 2011.

O Programa Brasília, Cidade Parque, instituído pelo Decreto nº 32.981 em junho do ano passado, tem como objetivo criar infraestrutura para os 68 parques do DF e é um exemplo de ações realizadas com recursos de compensação ambiental e florestal, que são gerenciados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A compensação florestal é concedida quando há remoção de árvores para a construção de um empreendimento. Cabe ao Ibram cobrar os empresários responsáveis de acordo com cada unidade retirada. A compensação ambiental é uma retribuição pelo impacto causado pelos empreendimentos, como a poluição.

Ela pode ser feita, por exemplo, com o investimento na criação, manutenção e implantação de unidades de conservação.

Fonte: Agência Brasília / G1 DF

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...