6.4.12

Obras no Setor Noroeste estariam aumentando risco de assoreamento do Lago Paranoá, em Brasília/DF


 
Depois que começaram as construções no Setor Noroeste, no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) alertou para o risco de assoreamento do Lago Paranoá.

Em 2011, a diretoria de engenharia da Caesb encaminhou ao GDF um relatório sobre o problema. O documento diz que na área da Ponte do Bragueto, no extremo norte do lago, foi verificado grande crescimento da área assoreada, com vegetação em uma larga faixa antes ocupada pelo Lago Paranoá. O motivo seria a descarga de águas pluviais do Setor Noroeste.

Já faz um ano que a Terracap foi comunicada do dano ambiental. A assessoria de imprensa da empresa informou que já foram investidos cerca de R$ 30 milhões em um sistema de drenagem, que já estaria em operação. No entanto, o problema persiste no Setor Noroeste, onde não há bocas de lobo na maioria das pistas. Em alguns pontos do bairro o trabalho para instalar a tubulação para captar água da chuva começou, mas não foi concluído.

Algumas construtoras tiveram que improvisar um desvio para drenar a água das obras. Uma lagoa foi formada dentro do Parque Burle Marx, que depois segue para o sistema de drenagem pluvial, onde ocorre o encontro do Ribeirão do Bananal com o Lago Paranoá.

A água despejada no lago chega totalmente suja. A terra acumulada na tubulação já entupiu uma das saídas do sistema de drenagem. E o assoreamento do Lago Paranoá, denunciado pela Caesb, se agrava a cada dia.

Para a analista em urbanismo e meio ambiente, Mônica Veríssimo, as obras no Setor Noroeste não estão obedecendo as normas da licença ambiental. “O Noroeste é tudo, menos um bairro ecológico. É possível ver que a vegetação vem sendo retirada para abertura de vias. Sem contar que a água drenada não poderia ser levada para o Bananal, o que vem acontecendo diariamente.”

Assista a matéria na íntegra clicando aqui

Fonte: G1 /ANEAM

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...