11.12.10

IBGE lança Mapa Imagem do DF

Se uma imagem vale mais que mil palavras, a representação visual do Distrito Federal é autoexplicativa. A Grande Brasília, com seus 2,4 milhões de habitantes, ganhou ontem um Mapa Imagem produzido via satélite pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atualização geográfica surge 30 anos depois do antigo mapeamento do instituto e vai permitir ao internauta conhecer todos os cantos do DF por meio de um clique.

O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a ser mapeada pelo moderno sistema de satélites japonês Alos — o IBGE assinou contrato em outubro de 2006, na Universidade do Alaska, nos Estados Unidos. “A adesão de novas formas de produzir retratos da área territorial brasileira é um desafio”, analisou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, durante o lançamento do produto, ontem. A imagem vem homenagear Brasília no ano em que comemora seu 50º aniversário. “É mais um retrato que a diretoria de geociência vem apresentar e o retorno será muito grande. Vamos interagir com o usuário”, explicou o diretor de Geociência do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes.
Para retratar o Distrito Federal, o satélite montou um mosaico composto por seis cenas. Tais imagens foram tiradas em 11 de março de 2007 (cenas 1 e 2), 27 de agosto de 2008 (cenas 3 e 4) e 10 de fevereiro de 2007 (cenas 5 e 6) e vão auxiliar ao usuário na análise territorial para políticas de desenvolvimento sustentável. “A imagem vai auxiliar a monitorar o crescimento urbano, a questão do meio ambiente para fins de acompanhar as áreas preservadas e até para acompanhar o que está acontecendo nas áreas rurais. Toda essa evolução é importante para que a gente possa ter estatística para o desenvolvimento”, analisou a professora de estatística e demografia da Universidade de Brasília (UnB) Ana Maria Nogales.
O Mapa Imagem é produzido em escala 1:100.000 (cada 1 cm representa 1 Km de área real). Os três sensores (um em preto e branco, outro colorido e o terceiro, tipo radar, que enxerga através das nuvens) proporcionam visualizar uma imagem colorida de todo território brasiliense. Segundo o cartógrafo João Bosco, responsável pela realização dos trabalhos, o DF sai em vantagem em relação aos outros estados por já migrar para o sistema cartográfico numa base nacional. “A imagem é um mapa oficial que vai possibilitar monitorar a ocupação territorial, urbana e agrícola em resoluções que captam objetos de até 10 metros”, esclareceu. A segunda etapa do projeto é analisar o território ocupado e fazer um relatório, previsto para o fim de 2011. 
Acesso ao Mapa Imagem do DF clique aqui
 Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...