14.10.10

Projeto Descoberto Coberto

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveu hoje (14/10), no Centro de Educação Fundamental Incra 8, em Brazlândia/DF, a primeira ação de educação ambiental dentro do Projeto Descoberto Coberto. O evento teve o objetivo de sensibilizar, por intermédio das crianças, a comunidade rural da orla do Lago do Descoberto para a importância do uso racional dos recursos hídricos e florestais dessa região, garantindo a conservação e manutenção da qualidade e da quantidade de água do principal manancial de abastecimento do Distrito Federal.
Esse trabalho foi realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Distrito Federal (Emater), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Secretaria de Agricultura (Seapa), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa) e a Associação Pró-Descoberto.
Cerca de 1.200 alunos da escola devem participar de palestras com a temática Bacia do Rio Descoberto e o Uso Sustentável da Água. As atividades destinadas ao público infantil terão linguagem adaptada para cada idade. Dentro da programação haverá ainda os estandes: Uso e Proteção do Solo, Proteção de Mananciais e Qualidade da Água, Projeto Reflorestar, Uso Sustentável da Água, Área de Preservação Permanente e Oficina de Papel. Para o próximo ano, a expectativa é que o trabalho possa ser também realizado em outras 11 escolas da região.
Projeto Descoberto Coberto
O Lago do Descoberto abrange as regiões administrativas de Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia e o município de Águas Lindas (GO), compondo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Descoberto. Ele é responsável por 65% do abastecimento do Distrito Federal, e, nos últimos anos, vem sofrendo crescente degradação.
Para reverter esse processo, desde 2009, o Ibram, a Adasa, a Caesb, a Emater, a Seapa, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional De Águas (ANA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Associação Pró-Descoberto, desenvolvem o Projeto Descoberto Coberto.
A iniciativa visa recuperar e proteger a vegetação nativa da área e garantir a qualidade da água. Além da educação ambiental, o projeto está realizando o plantio de mudas nativas na orla do lago.
Informações clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...