25.9.10

Livro: Gestão da Limpeza Urbana - Investimento para o futuro das cidades - 2010

O livro Gestão da Limpeza Urbana - Investimento para o futuro das cidades, resultado de um estudo da PriceWaterhouseCoopers, traz dados reveladores sobre os modelos de serviço de limpeza pública em 14 capitais, 8 estrangeiras e 6 brasileiras. Encomendada pelo Selur (Sindicado das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo) e pela ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana), a pesquisa aponta casos de sucesso e desafios cotidianos relacionados ao problema do lixo nas grandes cidades. 
A obra mostra que, no Brasil, as boas iniciativas são isoladas e os investimentos insuficientes para que os resíduos domésticos tenham destinação adequada. A participação ativa do cidadão e da indústria na redução de resíduos gerados são fatores determinantes para a melhoria da limpeza urbana. 
O trabalho traz, de maneira detalhada, iniciativas internacionais de sucesso. Em Londres, por exemplo, adotou-se um mecanismo semelhante ao do mercado de carbono: existe um mercado para redução do volume de resíduos em aterros, que funciona por meio de incentivos para reciclagem e reuso.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...