2.6.10

Projeto de Educação Ambiental: Mar de Brasília - Lago Paranoá

A ideia de desenvolver o projeto de educação ambiental no Lago Paranoá surgiu da necessidade de preservar o espelho d’água. “Percebemos que existiam poucas ações efetivas para manter o lago vivo. Ele sofre constantemente com a ação do homem. Dia a dia perde área alagada com o processo de assoreamento e nada é feito”, explica Darse Júnior, coordenador do projeto.
Um levantamento promovido pelo governo local com apoio de especialistas ambientais em 2001 demonstrou que o Lago Paranoá perdeu 213 hectares devido ao processo de assoreamento. A área perdida devido, principalmente à ocupação irregular de terras e despejo de lixo em locais inadequados, equivale a 213 campos de futebol.
Além de desenvolver a educação ambiental nos alunos das escolas públicas, o projeto da Mar de Brasília prevê o fortalecimento do turismo na capital. “A construção de Brasília em mil dias e a transferência da capital para o Planalto Central marcou a história do Brasil. O apelo turístico da cidade é inegável. A criação de um lago artificial com 31 mil metros quadrados e 91. mil metros lineares de orla, é capítulo importante da capital”, comenta Darse Jr.
Os principais centros turísticos do mundo com canais aquáticos, lagos ou rios disponibilizam diversas opções de passeios náuticos. Serve de exemplo Paris, no Rio Sena, com os famosos Bateaux Mouches. O programa turístico da Mar de Brasília segue o mesmo modelo europeu. Com passeios de uma hora a preços acessíveis. A ideia é resgatar e preservar a memória da cidade por meio da história do Lago Paranoá. 
Informações clique aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...