28.5.10

Licitação do Novo Aterro Sanitário do DF

O Diário Oficial do DF publicou hoje (28/5) o anúncio da concorrência pública 001/09 – CEL/Seduma para os serviços de implantação e operação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos do Distrito Federal - CTRS/DF, no valor total de 274 milhões de reais para o período de 13 anos – tempo previsto para a utilização do aterro (houve retificação: o edital inicial previa o valor R$ 300 milhões, para 15 anos de vida útil). A abertura dos envelopes ocorrerá no dia  06 de julho de 2010, às 9h30, na sala de reuniões da Adasa - Rodoferroviária - Brasília/DF.

O novo aterro sanitário, que será implantado na Região Administrativa de Samambaia, entre o córrego Melchior e a Rodovia DF-180, próxima à estação de tratamento de esgotos Melchior, vai substituir o lixão do Jockey Clube, próximo à Estrutural, cuja área, degradada, será totalmente recuperada.

Poderão participar da licitação todas as empresas que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos pelo edital. O tipo de licitação é o de menor tarifa pela prestação do serviço por tonelada de lixo entregue para tratamento e destino final.

A empresa receberá outorga de concessão fornecida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF – Adasa, em caráter de exclusividade, dos serviços de implantação e operação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos do DF (projeto executivo, implantação e operação). A concessão é de 13 anos, podendo ser prorrogada. 

Este será o primeiro aterro sanitário do DF construído e operado com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. Além de abrigar todos os resíduos orgânicos produzidos na Capital Federal, o projeto prevê o aproveitamento do biogás produzido.

O novo Aterro Sanitário adotará técnicas ambientalmente corretas, com a compactação de todo o lixo orgânico antes do soterramento, e haverá o tratamento do chorume antes de seu lançamento no corpo hídrico com a qualidade requerida pelas normas vigentes.

A implantação do novo aterro é um compromisso do Programa Brasília Sustentável, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Meio Ambiente (Seduma), no contrato com o Banco Mundial (Bird) para regularização fundiária definitiva da Vila Estrutural.
Fonte: Adasa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...