27.5.10

Lançamento no DF: Programa Recóleo

Rosso assina decreto nesta sexta-feira criando o Programa Recóleo. Além de ajudar o meio ambiente com a retirada do material dos esgotos da cidade e dos corpos hídricos, haverá produção de energia com a fabricação de biocombustível.
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assina, nesta sexta-feira (28/5), às 11h, na Residência Oficial de Águas Claras, o decreto de criação do Programa Recóleo, que irá instituir o processo de tratamento e reciclagem de óleos e gorduras vegetais ou animais.
O decreto estipula a Caesb como responsável pela coordenação executiva do Programa Recóleo, bem como pelo gerenciamento das ações pertinentes a ele. A companhia deverá editar normas específicas para estimular, organizar e viabilizar as ações relativas à recuperação de óleo usado e ao tratamento especial desse resíduo.
O Programa Recóleo está associado ao Projeto Biguá-Biodiesel, que irá produzir biocombustível a partir do óleo de cozinha usado. O Biguá-Biodiesel surgiu da experiência da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) com o projeto piloto do Biguá, no Varjão, que usa a matéria-prima na fabricação de sabão.
Ainda de acordo com a norma, as secretarias, fundações, empresas públicas e administrações regionais vinculadas ao GDF deverão aderir ao programa, incentivando a doação entre os servidores públicos de óleo de cozinha usado. O incentivo à população poderá ser associado ao valor faturado em suas contas de água e esgoto, na forma de desconto. A Caesb poderá explorar economicamente, em conjunto com a iniciativa privada, a coleta, a estocagem, o processamento e a comercialização do óleo recolhido.
O meio ambiente agradece
O reaproveitamento do óleo de cozinha coletado em unidades residenciais e comerciais irá reduzir o componente oleoso no esgoto local e, consequentemente, a poluição dos corpos hídricos do Distrito Federal. Além disso, a redução do descarte de óleo diretamente na rede de esgotos promoverá efeitos positivos sobre os custos de tratamento.
Um litro de óleo despejado no meio ambiente polui um milhão de litros de água. Estima-se que no Distrito Federal sejam usados cerca de 24 milhões de litros de óleo por ano. Admitindo-se que nos processos de fritura haja uma perda de 50%, o volume final descartável é de 12 milhões de litros por ano, que representa uma poluição potencial de 240 trilhões de litros de água, ou seja, um volume igual ao de 428 lagos Paranoá. 
Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...