29.3.10

TRF planta árvores no DF

O (TRF) Tribunal Regional Federal da 1ª Região promoveu o plantio de 700 mudas de árvores do Cerrado no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, cidade a 25 quilômetros de Brasília. O objetivo da iniciativa é compensar a emissão de dióxido de carbono e conservar a mata nativa do Cerrado para as futuras gerações.

Segundo o presidente do TRF, Jirair Aram é importante criar uma relação melhor entre o Judiciário brasileiro e as causas do meio ambiente. ”Esperamos que essa iniciativa seja adotada por outros órgãos governamentais, porque temos que pagar o débito de nossas atividades exploratórias sobre o meio ambiente”, afirmou.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), Gustavo Souto, disse que o Cerrado, como bioma, é um dos mais ameaçados do mundo. “Se a exploração do Cerrado continuar como está, daqui a 30, 40 anos, ele pode desaparecer. Só no DF, 70% da mata do Cerrado desapareceram”, contou.

As 700 mudas serão plantadas no decorrer dos próximos dias às margens do Córrego Cortado, em uma faixa de preservação dentro do Parque Onoyama.
“As futuras gerações têm o direito de conhecer o Cerrado e essa iniciativa é uma pequena ajuda para isso”, disse o presidente do Ibram, que chamou a atenção para a pouca verba destinada à preservação de parques ecológicos no DF. De acordo com o TRF, 396 toneladas de dióxido de carbono foram emitidas pelo órgão de 2008 a 2010.

Fonte: Agência Brasil / Observatório Eco

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...